Tuesday, February 28, 2006

DIABETES classficação

Atc anti GAD (+) , Atc anti célula Beta (+),
Insulina basal e pós prandial <<<, com Peptideo C <<<
Inicio mais frequente em idade juvenil ou adulto jovem
.
Insulina >>, Peptideo C normal ou >>,
Ausência de Atc anti GAD ou Anti Cél. Beta,
Inicio mais frequente na idade adulta, associado a obesidade, sedentarismo ...
IMC >>
.
Tipo II - Adulto - B
Insulina basal normal ou <, Peptideo C <
Ausencia de Atc Anti GAD ou Anti Cél. Beta,
Inicio idade adulta, doentes magros ou com peso adequado
IMC normal
.

2 comments:

CLÍNICA HÁ ... MAIS DE 35 ANOS ! said...

DIABETES MELLITUS - DM
- é uma doença metabólica que se caracteriza por hiperglicemia (aumento do açúcar - glicose - no sangue) que, resulta do defeito na secreção de INSULINA, da acção deficiente da insulina ou, de ambos. Estima-se, que atinge 5% da população no mundo Ocidental (Europa e Estados Unidos) e desenvolvido. Portugal terá cerca de 500.000 diabéticos, dos quais 10% tipo I (DMID).

Apresenta-se em dois tipos principais e um "atípico":

TIPO I (DMID) - diabetes mellitus insulino dependente - atinge 10% de todos os casos de DM - caraceriza-se pela destruição das CÉLULAS BETA do pâncreas (local onde se produz a insulina), condicionando uma completa falta de insulina. Ocorre com aumento de glicemia = HIPERGLICEMIA (aumento do açúcar no sangue),POLIDIPSIA (aumento da sede), POLIÚRIA (urinar muito), DEFICIT PONDERAL (redução muito acentuada do peso corporal), CETOSE (aumento da cetona no organismo e com hálito cetónico), FADIGA e CANSAÇO (muito provávelmente devido à falta de utilização da glicose - que devia fornecer a energia mecânica ao organismo - e, que por isso, se acumula no sangue (funcionando com um tóxico) por não ser devidamente utilizada, devido à falta de insulina) e, provável desidratação (perda aumentada de água, oligoelementos e sais minerais na urina abundante) sub clinica.

TIPO II (DMNID) - diabetes mellitus não insulino dependente - representa cerca de 90% de todos os casos de DM - contráriamente à DM do tipo I, que se associa frequentemente a deficit ponderal, a diabetes do adulto (Tipo II) está muito mais associada ao sedentarismo e à obesidade ou excesso de peso. Por isto, há também quem a considere como a "epidemia do século XXI". Por outro lado, enquanto a diabetes Tipo II tem um importante componente genético na transmissão da doença, tal não sucede na diabetes tipo I, cuja causa ainda não totalmente esclarecida, está muito mais associada entre outros, também a factores ambienciais como, a infeções virais, factores imunitários, toxinas quimicas (como nitrosureia) etc.

A DM tipo MODY, é rara e caracteriza-se pelo aparecimento de DM tipo II em idade pediátrica e adolescência, ou seja, a DM do adulto na criança ou adolescente.

CLÍNICA HÁ ... MAIS DE 35 ANOS ! said...

INSULINA INALADA

Tendo sido recentemente aprovada pela insuspeita autoridade dos medicamentos e alimentação dos Estados Unidos (FDA), convém recordar que, constituindo mais uma importante arma terapêutica no combate e controlo da doença, o seu uso, deverá ser muito criterioso e convenientemente orientado pelo seu médico DIABETOLOGISTA.
Por vezes, a comodidade de administração de um remédio pode tornar-se num acto pernicioso. Acompanhe os nossos comentários também em http://chupala33.blogspot.com